Proposta para Base Colorada...

12/09/2013 17:35

 

 Winck, aposta da base para 2014...

 

 

UMA PROPOSTA PARA BASE DO INTER

    Um assunto presente nas rodas esportivas é sobre a evolução e modernidade do Futebol.  É inegável que muitos setores estão procurando este novo momento. O Sport Club Internacional tem um histórico vencedor na formação de atletas e de títulos em competições nas divisões da base. É reconhecido como um Clube formador e que arrecada muitos recursos com a venda destes jogadores.

    Mas dentro de um processo evolutivo, acredito que o Sport Club Internacional deveria incorporar algumas alterações neste segmento; Destaco algumas sugestões:

1-      Em todas as equipes das Categorias de Base o sistema de jogo deveria ser o mesmo da equipe principal. Isto criaria uma cultura tática no Clube. O que facilitaria  adaptação, quando da mudança de categoria.

    Neste aspecto, muitos argumentariam que quando a equipe principal troca de técnico também pode ser alterado o sistema de jogo, mas se houver articulação entre as comissões técnicas isto seria simples resolver. Quem sabe esta política tática poderia definir uma linha para o Clube, a exemplo muitos Clubes da Europa.

2-      As Comissões Técnicas das categorias de base deveriam trabalhar intensamente para suprir posições carentes na equipe profissional.

    Justifica-se, por exemplo, há quanto tempo o Inter não forma laterais titulares?  Não seria difícil trabalhar um jovem com habilidade, força física e velocidade para esta função. Para estas posições são imprescindíveis exercícios de fundamentos específicos, o que facilitaria para aqueles que já tem estas habilidades. Falei de uma posição, mas os especialistas, técnicos, trabalhando articuladamente encontrariam outras.

3-      As Comissões Técnicas das Categorias de Base deveriam ter reuniões regulares com a Comissão da Equipe Principal.

 

    Nestas reuniões deveriam ser apresentados relatórios da Base, discutindo e avaliando sobre evolução dos atletas técnica, tática e fisicamente.

    Alguns argumentariam que estas novas formas de trabalho poderiam atrapalhar a conquistas de títulos pelas Categorias de base do Sport Club Internacional, claro que sempre é bom ganhar, mas esta postura fortaleceria o nosso Clube. Os resultados tantos de títulos como de formação de atletas seriam conseqüências.

    Evidente que estas propostas deveriam fazer parte de um Planejamento de Gestão do Clube, com ampla discussão e etapas de implantação.

    Um abraço Colorado

 

Jerônimo Haroldo Santanna

Florianópolis- SC

Comente esta Matéria aqui:

Esquema tático unificado

Cris Veiga | 06/05/2014

A idéia de adotar o mesmo esquema nas categorias do clube, é sonho antigo... Na minha opinião seria um dos pontos principais a ser trabalhado. Mas com nossa cultura de trocar de técnico como quem troca de roupa, fica complicada a adoção desta prática.

Base colorada

Janete Scalco | 13/09/2013

É importante formar as categorias de base no sistema de jogo da equipe principal. O desejo de se firmar como profissional, faz com que eles dêem tudo de si e é daí que surgem os grandes atletas. Mas tudo isso é um trabalho em conjunto, comissão técnica e profissionais envolvidos. Estamos carentes de algumas posições, soluções urgentes. Concordo com a proposta.

´Formar...

José Eduardo Vargas | 13/09/2013

Formar e forjar é preciso, quanto ao esquema tático tenho lá minhas dúvidas, quanto a formar para determinadas posições é urgente, mas creio que a prioridade é formar atacantes e meias,pois o valor de mercado é bem maior, a direção tem que colocar o dedo aí, vender e formar ok, mas.. vamos primeiro ver nossas necessidades.

Novo comentário