105 Anos

04/04/2014 09:47

 Os Irmãos Poppe...

     O S.C.Internacional está em festa, afinal no dia de hoje completa 105 anos, todos muito bem vividos, todas as GLÓRIAS foram concedidas, todas!

    Os Irmãos Poppe, Henrique Poppe Leão, José Eduardo Poppe e Luiz Madeira Poppe, jamais imaginavam que ao fundarem o clube em 4 de abril de 1909 a entidade chegaria a onde chegou. Lá no céu, certamente essas três figuras devem ser as mais felizes.

    Quando aqui chegaram, Henrique, o mais velho, arrumou emprego no bazar Ao Preço Fixo, e devidamente instalado na capital, começou a construir seu sonho. Sabendo que os irmãos mais novos queriam jogar futebol, Henrique deu o pontapé inicial. Para ter credibilidade, e por conselhos do tio Tomé de Castro Madeira, Henrique filiou-se ao PPR, e logo depois tornou-se funcionário público.

    Em 1908 com o inicio da moderinização de Porto Alegre, foram disponibilizadas áreas públicas para praticas esportivas, e sabendo dos detalhes, Henrique agiu. Usando a influencia de quem trabalhava no serviço público, o homem mais importante da história do SCI,  juntamente com seus irmãos e outros abnegados, na rua da Redenção Nº 141, porão da casa de João Leopoldo Seferin, fundou o clube. Para ter maior credibilidade e respeito, nomeou o então capitão Graciliano Ortiz como presidente de honra. E foi através do capitão Ortiz, que o SCI conseguiu seu primeiro campo, a Ilhota. Mais tarde, Oritiz viraria sogro de Henrique.

    A meta dos Poppe, era desmistificar a elitização que havia nos outros dois clubes da cidade, o Grêmio e o Fuss Ball, levar a pratica esportiva para todos, aproximar a juventude  e formar novas amizades através do grupo.

    Curiosamente as cores do clube foram escolhidas num Carnaval de rua. Existiam duas correntes, uma que queria o vermelho e branco, e outra que queria o verde e branco, aconteceu uma votação e os que defendiam o vermelho venceram.

    O Clube cresceu, e Henrique antes de morrer, viu o clube vencer o maior rival pela primeira vez, isso em 1915. Depois desta vitória na casa do rival (Baixada) por 4x1 o clube mudou totalmente sua vida. O restante da história todos conhecem de cor.

    O S.C.Internacional passou por periodos distintos, porém quase sempre teve o que comemorar. Obviamente que os anos 2000 trouxeram ao clube a visibilidade que faltava, mas nada teria sido possível se essa história maravilhosa não tivesse tido este inicio.

    Colorados, é num dia como o de hoje que precisamos refletir. O clube teve e terá vários heróis, teve e terá vários vilões, porém seguirá seu rumo, e nada, ninguém, nunca será maior que o Inter. Nós, somos os mortais que nunca morremos. PARABÉNS AOS COLORADOS que fizeram e fazem deste clube o que ele é.

    Glória do desporto nacional ó Internacional que eu vivo a exaltar, levas a plagas distantes, feitos relevantes, vives a brilhar... Internacional ORGULHO DO BRASIL!

 

VILMAR SILVA