Não nos tirem as esperanças em 2016...

03/11/2015 14:56

 

 

 Ela precisa ser nossa novamente...

 

    Estamos chegando ao final do campeonato brasileiro 2015, faltam 5 jogos, 15 pontos em disputa. O SCI mesmo vencendo os 5 jogos pode não chegar ao objetivo mínimo para um clube do seu porte que é, conquistar uma vaga na Copa Libertadores.  O título da competição que está, 99,9% definido, a se confirmar já na próxima rodada, e ele, traz um dado que deve servir de reflexão. O Corinthians será detentor do 6º titulo brasileiro, nós que dominamos a década de 70, conquistamos 3 e paramos por ai. Depois disso, a nível nacional, só uma Copa do Brasil. Obviamente que não podemos nos esquecer das glórias a nível internacional que conquistamos nos anos 2000, mas está na hora do clube reagir no âmbito nacional. Entra ano e sai ano, sempre somos apontados como favoritos no brasileiro, porém com o passar do tempo, isto não se confirma. Vendo os últimos campeões, as filosofias e campanhas sempre se parecem muito. Em quase todos os casos, os clubes contaram com bons treinadores (contando também o momento de cada um), montaram grupos equilibrados e deram sequencia ao trabalho. Alguns desses clube campeões, chegaram até perder estadual, caíram em Libertadores e mesmo assim,  tiveram tranquilidade para seguir, fazer campanha capaz de vencer até com certa facilidade.

    O Inter andou batendo na trave, chegou ao vice campeonato por três vezes nos últimos anos (2005,2006,2009), talvez até por isto que tem sempre entrado como favorito. Mas é preciso mais, é preciso que o clube encontre seus erros. Conversando com colorados, e tentando entender as coisas, mesmo à distância, da pra perceber que há uma evidente falta de convicção quando o assunto é, contratação de técnico, filosofia de futebol e montagem de grupo. Após a saída de Tite,  talvez Abel e Aguirre tenham feito trabalho com algum resultado.  Aguirre foi importantíssimo em vários aspectos, mas deixou a desejar em alguns que foram fundamentais para que seu trabalho tivesse a sequencia cortada na visão dos dirigente ( pela troca feita,  acho q deveria ter permanecido até o final deste ano no mínimo para avalia-lo melhor), ademais, todos os outros foram insuficientes, os grupos de jogadores formados também, sempre nos faltou um time parelho do 1 ao 11. Este ano então, tanto Aguirre quanto Argel tiveram que improvisar zagueiro na lateral.   Um clube com categoria de base formadora,  com orçamento igual ao do SCI, não pode ficar improvisando jogadores por muitas partidas, mas enfim, acho que para muitos, as debilidades e deficiências são claras, tudo versa na falta de convicção, de um planejamento em que, mesmo não sendo algo mirabolante, tenha um NORTE a seguir com a segurança de quem assim determinar.

    Algumas noticias que temos recebido quanto ao que se pensa para 2016, são no mínimo desanimadoras. Mesmo que, o ideal é dar continuidade ao trabalho de uma comissão técnica, não vejo sinceramente em Argel, capacidade para merecer tal continuidade, aliás Aguirre tinha muito mais predicados e não  seguiu, espero que no mínimo revejam a posição atual de mantê-lo.

    Quanto ao departamento de futebol, é necessário que se tenha alguém que entenda de questões táticas, que entenda muito de relações humanas, que tenha habilidade em lidar com a boleirada e que sabia nas horas necessárias, questionar o trabalho caso este necessite de uma ou outra correção.

    Já o grupo de jogadores precisa ser reformulado, obviamente que tudo de acordo com a filosofia a ser escolhida e com a verba que o tesoureiro irá liberar, tanto para pagar dispensas quanto para contratar.

    Acho que está mais do que comprovado que, jogador que não interessa, que comprovadamente não é capaz, mesmo que tenha contrato, tem que chamar, conversar e tentar compor uma recisão amigável para que, tanto o atleta quanto clube,  sigam seu curso natural, chega de ficar pagando quem não tem nada a dar.

    E mesmo que tenhamos tudo isto pela frente, também se faz necessário ao menos neste momento, uma união interna. Algumas lideranças precisam sentar à mesa, entender que o clube urge essa reformulação, e que isto não se faz com 1, 2 pessoas, que é preciso ter PAZ INTERNA. Creio que, mesmo diante de tantas divergências existentes neste momento lá no Beira Rio,  há somente uma forma de reconduzir o clube as conquistas que é UNINDO FORÇAS INTERNAS. O Torcedor tem estado ao lado do clube e este, saberá a hora de apoiar quando perceber que, as coisas estiverem sendo bem conduzidas.

    Sinceramente espero que os envolvidos reajam, que tenham lucidez e humildade para reconhecer erros, corrigir rumos. Ainda acredito em 2016 e faço um apelo, não nos tirem este direito antes mesmo de o 1º dia do ano iniciar. Obrigado.

 

Vilmar Silva

@vilmar100

Tópico: Não nos tirem as esperanças em 2016...

Nenhum comentário encontrado.

Novo comentário