O que começa errado...

28/09/2015 14:43

 Valdivia vem "Salvando a pátria"...

 

    Estamos entrando no 10º mês de 2015 e muitos colorados já querem logo o 2016. Muito embora a matemática ainda indique que G4 é possível, que o jogo de volta a Copa do Brasil não tenha sido jogado, e a chance de titulo ainda persista, há que se começar a entender porque de tantos insucessos neste ano.

    Tem um ditado antigo que diz: "Tudo que começa errado, tende acabar errado." Pois o Inter do presidente Vitório Piffero, eleito em dezembro de 2014 pela maioria esmagadora da torcida, enfrentou serios problemas no primeiro ato que foi a contratação da comissão técnica. Tite era o preferido, até esteve apalavrado, mas por motivo extritamente particular, o caixiense resolveu aceitar a proposta do Corinthians mesmo que tenha ouvido a do SCI primeiro.

    Com a recusa, mercado restrito, depois de muitas trapalhadas de Piffero, o então vice presidente Luiz Fernando Costa, convenceu seus pares a contratarem (sem convicção) Diego Aguirre. Junto com Diego vieram seu preparador fisico e auxiliar. O respaldo necessário nunca foi dado, Luiz Fernando partiu infelizmente, ai Aguirre ficou ilhado, balançou e só não caiu porque o torcedor colorado o abraçou e porque ganhou o Gauchão, tendo feito bons jogos contra o co-irmão, porém a convicção no seu trabalho inexistia. A Libertadores era o desejo, deixaram tudo de lado e tentaram, infelizmente faltou pouco, a história todos sabem. Na volta ao brasileiro com resultados insuficientes, Aguirre foi afoitamente demitido em uma semana grenal, até hoje não se sabe ao certo o real motivo deste ato, logo naquele momento, contabilizem ai mais um erro. O resultado foi péssimo, principalmente para nossa história, também não cabe repetir o que vimos naquela tarde, apenas dizer que pagamos caro demais.

    Sem treinador, alguns nomes foram tentandos, mas nenhum mais do que Muricy Ramalho, este conversou por mais de 5 dias com os dirigentes que tentaram trazê-lo de volta ao trabalho sem sucesso. Diante da recusa, e de novamente terem um mercado restrito, chegaram ao nome de Argel, técnico identificado com o clube, porém com perfil totalmente distinto do anterior, outro erro cometido.

    Inicialmente a reação veio, vale lembrar que o time beirava a zona de rebaixamento, depois de algumas partidas, o fantasma desapareceu, ai começou-se a busca por algo melhor, no meio do caminho, muitas baixas, algunas ideias equivocadas foram colocadas em prática, e mais uma vez o time oscilou. Na Copa do Brasil, até chegar ao confronto contra o Palmeiras, nenhum problema, até porque os adversários foram modetíssimos. 

    Todo esse conjunto de erros, começou a fazer com que o torcedor perdesse um pouco da confiança, no jogo contra o Palmeiras, o comportamento do público foi diferente de outros jogos. Ninguém considerou o jogo como uma DECISÃO, parecia um jogo normal, e não era, o resultado foi péssimo.

    O jogo contra o Santos foi a prova de que, o que começou errado poderá acabar errado. Sair vencendo e ceder espaços, tem sido a tunica desta equipe sob o comando de Argel. 

    Muita gente (leia-se torcida e imprensa),acusam-no de pensar pequeno, de ser "treinador de time pequeno", talvez aja um pouco disso, mas o contesto também não o tem  favorecido. Por exemplo, o time não possui um centroavante, um definidor, sempre disse que achei erro terem mandado Nilmar embora, afinal ele, mais do que qualquer um, foi vitima da péssima preparação fisica do 1º semestre. Hoje, dependemos de Valdívia e Vitinho, jovens que estão sendo extremamente prejudicados pelo esquema de jogo.

    Esta semana o Inter define 2015. Quarta-feira, diante do Palmeiras está com a ultima bala no tambor dos titulos, sábado diante do Sport no Beira Rio, a bala da Vaga na Libertadores 2016, competição que o clube deveria ter como meta minima disputar sempre.

    Muita coisa pode ser dita sobre erros, creio que muito terá que ser modificado em 2016, muita gente precisa deixar o clube, alguns precisam vir para um recomeço, mas isto a gente deixa para uma próxima, por hora, ainda nos restam esperanças, vamos acreditar, vamos torcer para que o ditado mensionado no inicio não se concretize.

    Otima semana a todos.

 

Vilmar Silva

@vilmar100