Primeira Batalha...

02/05/2016 16:56

 A Batalha FINAL será no Gigante...

 

 

 

O Time jovem do SCI que chegou com méritos à final do Gauchão 2016, foi a Caixas e venceu a 1a Batalha. Num jogo dificil( era previsivel pois os donos da casa tinham que vencer), apesar do time bem comandando por Antonio Carlos não ter se jogado a frente no inicio, cedeu alguns espaços e o Inter aproveitou, os movimentos laterais,  principalmente pelo lado direito da defesa do Ju foram eficientes, Vitinho infernizou a vida por ali até enquanto esteve em campo. O gol colorado, certamente surgiu de uma jogada de treino, Alisson lá de trás mandou para Vitinho que estava atento, este dominou de costas pro marcador, girou e de trivela encontrou Andrigo que percebeu genesoro espaço entre a zaga e o lateral esquerdo, controlou a bola e fez um golaço, digno de uma partida final. O Inter dominava até então, tinha o controle total do jogo e, quando fez, merecia a vantagem. No segundo tempo, logo aos 32 segundos, Anderson quase ampliou, isto dispertou o Juventude, que aos poucos foi avançando, Antonio Carlos, percebendo, retirou Itaqui e colocou Wallacer, ai o time da serra partiu pra cima. O Inter ainda conseguia controlar, até que Vitinho infantilmente foi expulso, dai pra frente, Argel tratou de manter a vantagem que havia adquirido na primeira etapa, Antonio Carlos tentou de todas as formas desfazê-la, foi um bonito duelo destes dois treinadores desta nova geração, porém para felicidade dos colorados, Argel consegui melhor resultado nesta primeira Batalha.

No Inter, o setor defensivo foi bem, Alisson preciso, Paulão e Ernando bem, P.C Magalhães e Arthur não deixaram espaços e foram sufientes. No meio, Bob fez uma partida abaixo do que ele vinha apresentando, talvez até porque estava com dois amarelos, gostei de Fabinho e Andreson. Andrigo só melhora e Vitinho, não fosse a expulsão, seria candidato a craque da partida. Dos que entraram, Rafinha me agradou apesar de entrar em uma posição que não é a sua.

No contexto de uma partida, muitas vezes arbitragem passa desapercebida, e nem sempre se da pela qualidade do árbitro. Um bom árbitro, também precisa contar com a sorte. Leandro Vuaden que já foi por muito tempo TOP, hoje parece estar no ocaso da carreira, ontem não foi bem. Percebi critérios diferentes, tanto na aplicação de cartões, quanto na marcação de faltas. Como jogador (embora não aprove atitude), entendo a irritação de Vitinho, ele sofreu algumas entradas duras, uma que, a imprensa especializada não falou, mas que o atleta do Juventude deveria ter sido expulso direto. Ai quando fez uma falta, levou amarelo, depois sofreu outra não marcada, foi onde cometeu o erro ao sair caçando o adversário e ser expulso.

Sobre a bola no braço de Ernando, não há como Juventude reclamar e nem usar o lance da 1a Liga onde, o mesmo Vuaden marcou pênalti do zagueiro do Galo, basta ver que o jogador vira de costas e abre o cotovelo. Ernando estava com o braço colado ao corpo. Ainda em relação a pênalti, não fiquei convicto de que Vitinho foi calçado, nem na hora, e nem com o replay, pra mim não foi nada.

Em relação a expulsão, creio que não será preciso PUNIR Vitinho. A punição maior para um atleta é não poder jogar, uma final então, nem se fala. Claro, cabe uma conversa, mas ele já está punido e tenho certeza que muito arrependido, afinal, não vai poder participar ativamente do melhor da festa.

Para encerrar, hoje achei simplesmente lamentável o comportamento de boa parte da imprensa local. Quem viu as manchetes dos jornais eletrônicos, sabe do que me refiro. Nós estamos vivendo uma "Era Amadora" no jornalismo do RS, segmento este que deveria ser profissional. 

Uma boa semana a todos.

 

Vilmar Silva

@vilmar100