TÉCNICOS...

19/02/2014 11:50

 

    Abel Braga...  

 O Brasil deve ter mais de 150 milhões de técnicos de futebol, pois torcedores que se prezam também se consideram técnicos.     Mesmo assim, na minha modesta opinião, hoje padecemos de qualidade dos profissionais que trabalham nos Clubes de Futebol. Sou exigente nesta área, pois acredito que um técnico de futebol depende de conhecimentos específicos sobre futebol, agregados aos psicológicos e físicos, o que demanda dedicação e estudo.

    Dentro destes parâmetros vejo somente dois técnicos que além destas qualidades têm mais duas fundamentais, saber “ler” o jogo e principalmente transmitir aos jogadores de uma forma compreensível, como dizem, usam muito bem a linguagem dos boleiros. Falo especificamente de Abel Braga e Muricy Ramalho. Por suas personalidades fortes alguns não gostam de suas posturas, principalmente alguns jornalistas, talvez por exigirem destes alguns estudos.

    Alguns dirão: Se são tão bons assim por que não ganham todas as competições que disputam? Aí está à beleza do futebol como esporte, pois se tudo estivesse previsto e resolvido antes do jogo, perderia a graça.

    Mas voltando aos dois técnicos destacados, podemos discordar de suas escalações, opções de esquemas, até por que também somos “técnicos”, mas sempre os seus times são organizados, percebe-se a obediência tática e a demonstração dos jogadores do respeito à liderança do técnico.

    Especificamente sobre o S C Internacional, percebo uma evolução tática e um esquema definido, independente de quem é escalado e do resultado do jogo. O que não acontecia no Inter nos últimos anos. Se, vai dar certo, conquistar títulos é outra coisa, isto faz parte das incertezas que tornam o futebol um esporte apaixonante. Mas podemos acreditar no Abel, por que além da competência profissional, pela sua identificação com o S C Internacional, é visível sua emoção em alguns momentos. Num esporte tão profissional, onde as questões financeiras e de vaidades pesam muito, este fator também deve ser considerado.

    Não vou falar sobre o jogo de ontem contra o Juventude, pois acredito que o Vilmar da Silva, criador deste Blog, fará seu artigo e como sempre com muita propriedade, pois sabe muito de futebol.

    Um abraço Colorado e agradeço antecipadamente os comentários.

 

Jerônimo Haroldo Santanna

Florianópolis- SC

Deixe aqui sua opinião sobre este Post:

Abel

José Eduardo | 20/02/2014

O Abel, além de competente, coloca a mídia podre no seu devido lugar. muito bom seu post, tens mais visão que a imprensa mais babaca,digo exigente, do Brasil,abraço!

Novo comentário