Testemunho de um Colorado...

10/05/2021 17:16

 

 Novo Beira Rio...

 

TESTEMUNHO DE UM COLORADO

 

 

    Os meus amigos sabem que sou um COLORADO que foi muito ativo na vida política do INTERNACIONAL.

    Mas poucos têm a noção de quando comecei a me envolver na vida do nosso amado Clube. Por isso resolvi fazer um relato do que vivi nos 16 anos em que participei da política interna do INTERNACIONAL de maneira mais ativa.

    Comecei com um “soldado raso” em 1998 ajudando a Chapa “UNIÃO DAS OPOSIÇÕES” a vencer o Império Otomano na eleição de renovação do Conselho Deliberativo que representou uma virada na história do Clube. Foi naquele momento que as coisas começaram EFETIVAMENTE a mudar.

    Não fosse aquela eleição, talvez o clube seguisse na mesma toada perdedora, diminuindo de tamanho cada vez mais.

    Em 1999 conseguimos eleger Jarbas Lima Presidente que, embora não fosse um homem do futebol, era um homem de conduta ILIBADA, que era o mais importante naquele momento.Mesmo não sendo Conselheiro, fui nomeado por ele como primeiro Ouvidor do INTERNACIONAL (e, também, o primeiro Ouvidor do Futebol Brasileiro) embora tal fato nunca tenha tido o reconhecimento adequado sequer pelos meus pares de Conselho. Não por ser eu, mas porque o INTERNACIONAL foi pioneiro mais uma vez. Com a saída de Jarbas Lima em meados de agosto/setembro de 2000 coloquei meu cargo à disposição e me retirei da Gestão. Era meu dever e assim fiz. Nunca fui apegado a uma “carteirinha” e deveria deixar o Presidente Fernando Miranda escolher quem quisesse para a posição.E na eleição de renovação do Conselho Deliberativo no fim de 2000 fui eleito para meu primeiro mandato, onde permaneci até 2014.

    A situação do Clube naquela época era terrível. Não tinha dinheiro para nada. Nem para as coisas mais simples. Funcionários não tinham nem uniforme adequado para trabalhar. Para dar uma ideia do grau de amadorismo com que as coisas eram conduzidas, a Recepcionista da Administração do Clube trabalhava “fardada” com uma camiseta PIRATA do clube. Que tempos...

    Posso dizer que tive o privilégio de acompanhar de perto o ressurgimento do INTERNACIONAL. E a honra de ter ajudado para que isto fosse possível. No Conselho Deliberativo fui 2º Secretário da Mesa diretora por dois anos. Participei de duas Comissões de Reforma Estatutária. Fui membro da Comissão Eleitoral que oportunizou ao INTERNACIONAL realizar a primeira votação via internet. E como uma última missão colaborei na Comissão de Reabertura do GIGANTE. Uma festa que ficará para sempre na memória dos COLORADOS.

    Vi o INTERNACIONAL retomar sua grandeza, conquistando o RS, a América e o Mundo. Além disso havia uma evolução significativa em termos administrativos. Tivemos um centenário glorioso.Por fim, assistimos um novo Beira Rio ser erguido praticamente do zero.

    Então veio a eleição de 2014. A vitória coube ao grupo liderado por Vitório Píffero. Foi a materialização da derrocada de tudo que foi feito até então. Por mais que alertássemos o Sócio do erro que era apoiar o seu retorno, a promessa de títulos foi maior do que a cobrança por uma gestão profissional, responsável, transparente e complanejamento de médio e longo prazo.

    Estive no Conselho do INTERNACIONAL por amor ao Clube.Inclusive com prejuízos pessoais e profissionais. Fui sim um dos 166 que votaram a favor do segundo mandato de Giovani Luigi porque entendia que ele precisava concluir a reforma do GIGANTE, algo que no caso das outras candidaturas de então, não tinha convicção de que fariam o mesmo.Se sem a obra do GIGANTE fizeram o que fizeram entre 2015 e 2016, o que teriam feito se tivessem vencido a eleição de 2012 e ficado com a incumbência de fazer a obra para a Copa do Mundo?  O tempo provou da forma mais dura que estávamos certos.

    A ideia deste texto era me apresentar ao leitor deste Blog. Para que você possa saber minimamente algo sobre este colaborador do Blog InterAção Colorada.

    Nos próximos textos, vou trazer algumas opiniões com base no que vivi dentro do INTER. E sem paixões. Apoiei a eleição de Alessandro Barcellos. Mas isto não me impedirá de criticar se achar que tem algo de errado dentro de sua Gestão. Porque mais importante do que as pessoas, é o INTERNACIONAL.

    Nós passamos pela vida do INTER. Este permanecerá para sempre.

 

Saudações Coloradas.

Jorge Soruco